O Google desativou o recurso de busca em tempo real em algumas redes sociais. O motivo oficial, informado pela gigante de buscas através de seu Twitter, foi a inclusão de resultados do Google+ na ferramenta, que já cobria conteúdos publicados no Twitter e no MySpace. Mas extra oficialmente, o motivo pode ser outro. Consta que o contrato com o Twitter para oferta do serviço expirou no de 2 de julho. As buscas no Twitter continuam, mas não com o imediatismo do tempo real.
A suspensão do serviço de busca em tempo real é temporária, segundo o Google. A opção para o recurso foi removida do lado direito da barra de busca do Google, e a página do recurso na Web agora contém uma mensagem de erro 404.
O Google começou mensagens de indexação em tempo real do Twitter em seus resultados de busca em 2009.
“Desde outubro de 2009, tivemos um acordo com o Twitter para incluir suas atualizações nos resultados de pesquisa através de uma alimentação especial, e esse acordo expirou em 02 de julho”, disse um representante do Google SearchEngineLand. “Enquanto nós não tivermos acesso a esta alimentação especial do Twitter, a informação no Twitter que à disposição do público será a tradicional, encontrados por nossa ferramenta padrão de busca.”